GOVERNO ESTADUAL DÁ RESPOSTA SENSATA AO AVANÇO DA PANDEMIA
Diante desse fato, opino o seguinte: ao contrário do Governo Federal, que continua mais perdido do que cachorro que caiu de mudança, o Governo do Estado divulgou nesse sábado dois decretos que sinalizam para uma ação coerente de enfrentamento da Covid-19 nesta hora agá.
As novas medidas confirmam o encadeamento de uma política de enfrentamento feita com consciência técnica e científica e sensibilidade política e econômica.
A sintonia fina de agora da política, consubstanciada em decretos e notas técnicas, indica que foi feito um tríplice movimento:
o planejamento pactuado com a sociedade de uma retomada gradual das atividades econômicas atualmente paralisadas;
uma convergência com Prefeituras, principalmente as da região metropolitana de João Pessoa, para união de forças, medidas de segurança conjuntas e fiscalização do isolamento social rígido previsto nas novas medidas;
a definição de uma matriz de dados epidemiológicos para orientar manejo de recursos e insumos, identificar níveis de propagação da doença, os nós críticos do sistema e interferir positivamente nos movimentos populacionais na perspectiva de proteção dos grupos sociais.
Em live, o governador João Azevedo expôs com clareza a matriz epidemiológica definida pela Secretaria Estadual de Saúde.
Vi nas redes sociais neste domingo muitas críticas às novas medidas.
A maioria, sem sentido.
Muitas mal intencionadas.
Não existe plano perfeito.
Mas o que o Governo do Estado pôs em prática é uma resposta positiva às ansiedades da sociedade.
(WG)
