GOVERNO ESTADUAL DÁ RESPOSTA SENSATA AO AVANÇO DA PANDEMIA




Chegamos ao momento crítico do ataque pandêmico. Indicadores do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, da UFPB, da Fundação Oswaldo Cruz, entre outras instituições, confirmam o pico para os próximos 15 dias.


Diante desse fato, opino o seguinte: ao contrário do Governo Federal, que continua mais perdido do que cachorro que caiu de mudança, o Governo do Estado divulgou nesse sábado dois decretos que sinalizam para uma ação coerente de enfrentamento da Covid-19 nesta hora agá.


As novas medidas confirmam o encadeamento de uma política de enfrentamento feita com consciência técnica e científica e sensibilidade política e econômica. 


A sintonia fina de agora da política, consubstanciada em decretos e notas técnicas, indica que foi feito um tríplice movimento:

 

o planejamento pactuado com a sociedade de uma retomada gradual das atividades econômicas atualmente paralisadas; 


uma convergência com Prefeituras, principalmente as da região metropolitana de João Pessoa, para união de forças, medidas de segurança conjuntas e fiscalização do isolamento social rígido previsto nas novas medidas;

 

a definição de uma matriz de dados epidemiológicos para orientar manejo de recursos e insumos, identificar níveis de propagação da doença, os nós críticos do sistema e interferir positivamente nos movimentos populacionais na perspectiva de proteção dos grupos sociais.


Em live, o governador João Azevedo expôs com clareza a matriz epidemiológica definida pela Secretaria Estadual de Saúde. 


Vi nas redes sociais neste domingo muitas críticas às novas medidas.

A maioria, sem sentido.


Muitas mal intencionadas.


Não existe plano perfeito. 


Mas o que o Governo do Estado pôs em prática é uma resposta positiva às ansiedades da sociedade.

(WG)